Programa Bike SP propõe trocar quilômetros pedalados por créditos no transporte público; inscrições estão abertas

  • 16/06/2025
(Foto: Reprodução)
Objetivo do projeto da USP e da FGV, em parceria com a Prefeitura de SP, é incentivar mobilidade sustentável; participantes podem ganhar recompensas por até duas viagens de bike diárias. As inscrições para participar do estudo vão até 30 de junho. Programa Bike SP propõe trocar quilômetros pedalados por créditos no transporte público A USP e a FGV, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, testam um aplicativo do programa Bike SP que prevê recompensar ciclistas com créditos no Bilhete Único por trajeto percorrido. Desenvolvido há dois anos, o sistema está em fase de testes e deve ser ampliado em agosto com a participação de voluntários. As inscrições para participar do estudo já estão abertas e vão até 30 de junho. Em meio aos congestionamentos diários da capital paulista, a bicicleta surge como alternativa cada vez mais viável. E para incentivar o uso do modal, a iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, conta com apoio do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), responsável pelo desenvolvimento do aplicativo que tem como objetivo medir as viagens dos usuários. “A proposta é transformar quilômetros pedalados em incentivos financeiros, integrando o uso da bicicleta com o transporte público”, explica o professor Fábio Kon, do IME-USP e coordenador do projeto. As inscrições para participar do estudo já estão abertas e vão até 30 de junho por meio. Reprodução Segundo Kon, a tecnologia também permitirá mapear com precisão o comportamento dos ciclistas na cidade, identificando os trechos mais usados e ajudando no planejamento de novas ciclovias e ciclofaixas. Um dos desenvolvedores da ferramenta é Kayke Cintra, aluno de ciência da computação da USP. Ele explica que o funcionamento é simples: o ciclista inicia a viagem pelo app, pedala até o destino e finaliza o percurso para registrar o trajeto. “Toda vez que uma viagem for completada, o usuário recebe um valor proporcional ao trajeto percorrido, que será creditado no Bilhete Único”, explica Kayke. 👉 Por enquanto, apenas as duas primeiras viagens do dia são remuneradas. Para receber o crédito, o trajeto deve ter entre 1 e 8 quilômetros. Os valores serão depositados semanalmente e poderão ser validados nas máquinas de recarga já existentes nos terminais e estações de transporte público da cidade. A próxima etapa do projeto é atrair até mil voluntários para testar a plataforma e definir o valor ideal a ser pago por quilômetro pedalado. A pesquisa também pretende identificar quais perfis sociais devem ser priorizados no programa. “Hoje, menos de 2% das viagens em São Paulo são feitas de bicicleta”, diz Ciro Biderman, pesquisador da FGV Cidades e também coordenador da iniciativa. “Isso é muito pouco. A bicicleta é um meio de transporte mais eficiente, saudável e menos poluente. Precisamos fazer com que mais gente enxergue seu potencial.” Projeto sancionado em 2016 A gestão de Fernando Haddad (PT) foi quem sancionou a Lei (16.574/2016) que previa a concessão de créditos de mobilidade para os usuários do Bilhete Único. Entretanto, por falta de estudos que fornecessem informações sobre como a medida poderia ser executada, não foi posto em prática por falta de regulamentação.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/06/16/programa-bike-sp-propoe-trocar-quilometros-pedalados-por-creditos-no-transporte-publico-inscricoes-estao-abertas.ghtml


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