Ônibus de SP estão mais lentos, mesmo em faixas e corredores, aponta relatório da SPTrans

  • 05/05/2025
(Foto: Reprodução)
Velocidade média caiu em 2024, na comparação com o ano anterior; passageiros enfrentam longas esperas e ônibus lotados. Frota também diminuiu desde 2019. Ônibus de SP, que estão circulando com menor velocidade Reprodução/TV Globo Um relatório da SPTrans revela que os ônibus da cidade de São Paulo estão circulando mais devagar, inclusive nos corredores e nas faixas exclusivas. A queda na velocidade média do transporte coletivo é mais sentida nos horários de pico, especialmente à tarde, quando os veículos circularam a 15 km/h em média, em 2024. É menor do que a velocidade alcançada por Wilson Too, queniano vencedor da última Corrida de São Silvestre, que correu a prova a 20 km/h. Nos corredores exclusivos, o desempenho dos ônibus é melhor, chegando à média de 20 km/h nos horários de pico. Mas, ainda assim, houve piora: em 2019, essa média era de 22 km/h. O relatório da SPTrans não explica o motivo da queda, mas aponta outro dado relevante: a frota encolheu. Eram 14.103 ônibus em 2019; agora, em 2024, são 13.281. A percepção de quem depende do transporte confirma os dados oficiais. “Vai devagarzinho. Eu levo geralmente uma hora até o trabalho, mas, dependendo do trânsito, tenho que sair com 1h30, 2h de antecedência de casa, às vezes”, contou uma passageira. 📉 ÔNIBUS MAIS LENTOS EM SP Relatório da SPTrans revela piora na velocidade e no tempo de espera 🕑 Velocidade média no pico da tarde (2024) ➡️ 15 km/h 🚶 Mais devagar que o campeão da São Silvestre (20 km/h) 🚍 Nos corredores exclusivos (2024) ➡️ 20 km/h 🔙 Em 2019 eram 22 km/h 🚌 Tamanho da frota 📉 2019: 14.103 ônibus 📉 2024: 13.281 ônibus ⏱️ Tempo médio de espera 📈 2019: 10 minutos 📈 2024: 12 minutos 🌙 Cobertura noturna (meia-noite às 4h) ❌ Ainda faltam ônibus em 35% da malha viária 📉 Estagnada desde antes da pandemia ⚠️ Acidentes com mortes ⬆️ Quase dobraram de 2022 para 2023 📉 Redução em 2024 considerada mínima Outra usuária reforça que o desempenho depende da rota: “O que vai pelo corredor é mais rápido. Agora, o que não vai... só Deus sabe a hora que eu chego”. Com menos ônibus circulando e menor velocidade média, o tempo de espera também aumentou. O intervalo entre os veículos, que já foi de 10 minutos em 2019, chegou a 12 minutos em 2024. A reclamação mais frequente é justamente esta: a demora. “Demora, vem cheio e está um caos de verdade”, desabafa um passageiro. “Tem que entrar pela porta de trás, empurrando o povo. Eu de idade já, uma velhinha, né?”, lamenta outra. Outros pontos de atenção são os acidentes com mortes, que quase dobraram de 2022 para 2023, com queda considerada “ínfima” em 2024. Mesmo com esse cenário, o número de afastamentos de motoristas e a análise da conduta profissional diminuíram. O índice de qualidade do transporte permanece praticamente estagnado, ligeiramente abaixo dos níveis de 2022. Em nota, a SPTrans informou que a atual gestão implantou 54 quilômetros de faixas exclusivas e prometeu, para o ano que vem, um novo sistema de monitoramento que permitirá acompanhar em tempo real as viagens de ônibus. Sobre a queda na velocidade média, nenhuma explicação foi dada.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/05/05/onibus-de-sp-estao-mais-lentos-mesmo-em-faixas-e-corredores-aponta-relatorio-da-sptrans.ghtml


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