Moradores de São Joaquim da Barra, SP, enfrentam faltam d'água em meio do tempo seco
12/09/2025
(Foto: Reprodução) Problema no abastecimento de água atinge quatro bairros em São Joaquim da Barra, SP
Pelo menos quatro bairros de São Joaquim da Barra (SP) estão sem água em meio ao tempo seco dos últimos dias. A prefeitura informou que a bomba do poço do bairro João Paulo II queimou e que trabalha para fazer a troca do equipamento. Apesar disso, moradores afirmam que o problema já chega a um mês.
Segundo a Prefeitura, os principais bairros afetados são Jardim Paulista, Vila Sônia I e II, Jardim Marivan e Paulo Leonello.
Os transtornos relatados pela população vão desde os cuidados com a higiene, limpeza dos imóveis e prejuízos no comércio.
“A água não tem pressão. Quando vem, liga às 9h e desliga às 11h. A gente até arrumou um tambor para jogar da caixa no chão, não tem água de forma alguma. Está difícil, faz mais de mês que a gente está nessa situação. Muitas idosas tomando água com balde porque não tem água na caixa. Está uma coisa crítica mesmo”, diz o comerciante Alexandre Moreira Neto.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Morador improvisa para ter água em casa em São Joaquim da Barra, SP
Reprodução/EPTV
Moradores têm tentado armazenar água do jeito que podem em casa. “Lavo a louça com balde, a gente está se virando. O povo do caminhão pipa que estava ali em cima tinha uma senhorinha vindo de balde, senhorzinho, um monte de gente de balde carregando para as casas”, afirma a cuidadora de idosos Lucivânia Novais Simplócio.
“O Jardim Paulista é o bairro mais prejudicado pela situação. Nossos comércios, as lanchonetes, os meninos estão ficando parados por falta d’água. Tem muitos acamados aqui no nosso bairro, as crianças, os metalúrgicos, os pedreiros que chegam em casa e querem tomar um banho e infelizmente não têm a possibilidade”, diz o presidente da associação de moradores Carlos Henrique dos Santos.
A professora Maria Eduarda Barbosa lamenta o desabastecimento e critica o serviço prestado. “Não tem água, entendeu? É preocupante. É muito triste porque a conta d’água vai chegar de qualquer forma. A gente paga a água sem nem usar”, diz.
Prefeitura faz troca de bomba em poço artesiano em São Joaquim da Barra, SP
Reprodução/EPTV
Providências
Segundo a Prefeitura, a bomba que foi substituída fica a 400 metros de profundidade, por isso a dificuldade do trabalho. A estiagem afetou o funcionamento porque o equipamento acabou sugando terra.
A previsão de volta à normalidade do serviço é no sábado (13) à tarde.
Ainda segundo a prefeitura, os bairros Jardim Paraíso e Jardim Canadá, que também têm enfrentado falta d’água, o poço responsável pelo fornecimento encontra-se inoperante devido à redução do nível de água provocada pela estiagem.
Para atender a essas regiões, está sendo feito o remanejamento de água a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA). Em razão dessa medida, os bairros Baixada e Centro estão recebendo apenas fornecimento parcial.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região