Mais de mil carros abandonados nas ruas de Rio Preto devem ser notificados até o fim do ano, diz prefeitura
07/07/2025
(Foto: Reprodução) Em apenas seis meses, cidade já notificou 400 veículos. Casos preocupam por risco à saúde pública e impacto na segurança. Fiscal colocando adesivo de aviso em carro abandonado em Rio Preto
Prefeitura de Rio Preto/Divulgação
Veículos abandonados se acumulam pelas ruas de São José do Rio Preto (SP). Muitos deles estão tomados por sujeira e entulho e são usados até para esconder drogas. Diante deste cenário, o município já registrou 400 notificações de veículos abandonados apenas nos seis primeiros meses de 2025. A estimativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é de que esse número chegue a mil até o fim do ano.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A fiscalização é feita pela Inspetoria Fiscal de Posturas da SMTT. Quando uma denúncia é recebida, uma equipe vai até o local e adesiva o veículo, dando um prazo de dez dias para que o proprietário o retire.
Se não houver retirada, o carro é levado para o pátio conveniado em parceria com o Detran-SP, com apoio da Guarda Civil Municipal. Após 60 dias, pode ir a leilão. Em casos que representem risco imediato à saúde ou segurança, a remoção é imediata.
Em 2024, o número de notificações chegou a 881. Em 2023, foram 733. Em anos anteriores, os números eram bem menores: 359 em 2022 e 321 em 2021.
Moradores podem solicitar a remoção de carros abandonados pelos canais de comunicação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Prefeitura de Rio Preto/Divulgação
Em conversa com o g1, o secretário de Trânsito e Transportes, Ederson Merighi Pinha, de 53 anos, explica que as denúncias chegam à pasta praticamente todos os dias. "Todos os casos são checados, pois há situações em que não se trata de abandono", afirma. Neste ano, a secretaria já recebeu 108 denúncias.
Além das denúncias da população, a cidade conta com cinco agentes da Inspetoria Fiscal de Posturas, que percorrem diariamente os bairros. Segundo Pinha, muitos veículos são identificados nessas rondas, mesmo sem denúncia, e seguem o mesmo procedimento de notificação e remoção.
O secretário também destaca os riscos à saúde pública.
"Veículos abandonados podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti e esconderijos de objetos ilícitos. Por isso, existe uma parceria com a Secretaria de Saúde, que nos informa quando encontra veículos nessas condições", afirma.
Os donos dos carros abandonados estão sujeitos a multa de 20 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que chega a cerca de R$ 1.607,80. A SMTT diz que acompanha a efetividade das remoções com um planejamento que prioriza os veículos mais antigos ou que oferecem mais riscos à mobilidade urbana.
A população pode denunciar veículos abandonados pelo telefone (17) 3213-9650, pelo Poupatempo ou pela Carta de Serviços disponível no site da prefeitura. Segundo o secretário, é importante informar placa, modelo, endereço e, se possível, mandar fotos do veículo. "Todas as denúncias são respondidas. Ninguém fica sem retorno", garante.
Donos dos carros abandonados estão sujeitos a multa
Prefeitura de Rio Preto/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM