Jaguatirica é resgatada após ser atropelada em Teodoro Sampaio
07/07/2025
(Foto: Reprodução) Animal apresentava uma lesão na pata e foi encaminhada para Presidente Prudente (SP). Jaguatirica adulta é resgatada após ser atropelada em Teodoro Sampaio (SP)
Vinicius Alonso/TV Fronteira
Uma jaguatirica adulta foi resgatada, neste domingo (6), após ser atropelada nas proximidades do Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O animal apresentava uma lesão na pata e recebeu os primeiros atendimentos na base da Polícia Militar Ambiental.
A jaguatirica foi encaminhada para Presidente Prudente (SP) e, posteriormente, será levada à Associação Protetora de Animais Silvestres (Apass), em Assis (SP), onde passará por avaliação veterinária e receberá os cuidados necessários.
De acordo com a Polícia Ambiental, após a reabilitação, o felino poderá ser reintroduzido à natureza, caso haja condições adequadas para sua reintegração ao hábitat natural.
Jaguatirica adulta é resgatada após ser atropelada em Teodoro Sampaio (SP)
Polícia Militar Ambiental
A espécie
A jaguatirica (Leopardus pardalis) trata-se, segundo a Polícia Ambiental, de uma das espécies de felinos neotropicais mais conhecidas cientificamente, sendo um dos motivos para esse título, sua grande distribuição geográfica.
O padrão de pelagem lembra o da onça-pintada, possuindo pêlos amarelados com manchas escuras e, assim como em outros animais que apresentam esses padrões, as manchas funcionam como a impressão digital dos humanos, por serem únicas.
A jaguatirica é um animal que apresenta porte médio, com comprimento que varia de 67 a 101,5 centímetros e uma cauda que representa cerca de 46% do comprimento de seu corpo.
Os machos são, em geral, mais pesados que as fêmeas, sendo que o peso das jaguatiricas varia entre 6,6 kg e 18,6 kg. Os policiais ressaltaram também que o peso desses felinos varia de acordo com o habitat em que vivem, sendo maiores em ambientes florestais. São animais solitários, territoriais e com atividade tipicamente noturno-crepuscular.
A jaguatirica é habilidosa em escalar, saltar e nadar e, na natureza, pode viver cerca de 10 anos. Já em cativeiro, a expectativa de vida pode chegar aos 20 anos. É um felino distribuído pelas Américas Central, do Norte e do Sul que tem como hábitat áreas de caatinga, cerrado e pantanal, mas, principalmente, florestas tropicais e subtropicais (inclusive matas de galeria).
São animais carnívoros que se alimentam, em geral, de mamíferos pequenos, podendo ingerir também anfíbios, répteis e aves. Apesar disso, também podem se alimentar de presas maiores, como macacos, capivaras e pacas.
Conforme o decreto estadual nº 68.853, de 27 de novembro de 2018, a espécie está ameaçada de extinção, na categoria “vulnerável”.
Isso significa que se trata de uma espécie que “apresenta alto risco de extinção a médio prazo, em decorrência de alterações ambientais preocupantes ou de sua redução populacional, ou ainda, da diminuição da sua área de distribuição”.
Jaguatirica adulta é resgatada após ser atropelada em Teodoro Sampaio (SP)
Polícia Militar Ambiental
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.