Itanhaém une potencial construtivo, história e turismo para atrair investimentos
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Com 493 anos de história, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil e com forte potencial de desenvolvimento econômico na Baixada Santista
Divulgação
Com 600 km² de território, localização privilegiada no eixo rodoviário do Mercosul, e a apenas 100 km da capital paulista, Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil, se consolida como um dos municípios com maior potencial de expansão imobiliária no litoral de São Paulo. A combinação entre espaço urbano disponível, conectividade logística e atualização da legislação urbanística abre caminho para novos projetos, especialmente no setor da construção civil.
A recente modernização das leis urbanísticas — que inclui parâmetros claros de verticalização, incentivo ao uso misto e abertura de novas zonas urbanas com potencial construtivo, representa uma guinada técnica e estratégica. Novas regiões passam agora a oferecer condições para o surgimento de empreendimentos verticais, condomínios, residenciais e comércios integrados à dinâmica urbana da cidade.
Com 26 km de praias, 180 km de rios navegáveis, grande área de Mata Atlântica preservada e mais de 1,5 milhão de visitantes na alta temporada, Itanhaém alia qualidade ambiental ao interesse econômico, com vocação tanto para moradia permanente quanto para empreendimentos voltados ao turismo e à segunda residência.
Além disso, o município conta com infraestrutura logística diferenciada, como o aeroporto regional, a Rodovia SP-055 em processo de modernização e a conexão direta com as rotas de escoamento do Mercosul — elementos que agregam valor aos novos empreendimentos e ampliam a atratividade para o setor.
Entrevista com Claudio Marcos
O empresário Cláudio Marcos, representante da Gerencial Administração, atua com regularização de parcelamento de solo urbano e desenvolvimento urbano sustentável. Ele acredita que as mudanças na legislação abrem caminho para a criação de novas leis que “permitam um cuidado maior nas áreas social e ambiental, protegendo a cidade e tornando-a mais receptiva para turistas e moradores”.
Com amplo espaço territorial, infraestrutura urbana, potencial turístico e um leis modernizadas, Itanhaém se firma como um terreno fértil para o crescimento planejado e atrativo ao mercado imobiliário — especialmente para quem busca empreender com foco em valorização, integração urbana e segurança jurídica.
O empresário Cláudio Marcos, da Gerencial Administração, participou do encontro de líderes empresarias da construção civil e autoridades de Itanhaém
Divulgação
Encontro-debate
Promovido pelo LIDE – Litoral Paulista, com apoio institucional da Prefeitura de Itanhaém e da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), o evento “Desafios do Mercado Imobiliário & Nova Legislação de Itanhaém” apresentou oficialmente ao mercado da construção civil as três novas leis que irão orientar o crescimento planejado da cidade: Parcelamento do Solo; Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo; e o Código de Edificações e Instalações.