Homem é internado após ser picado por aranha escondida em sapato de criança no interior de SP
11/07/2025
(Foto: Reprodução) Vinicius Amon Natanael Delgado, de 30 anos, morador de Itapetininga (SP), precisou tomar morfina para controlar a dor e ficou internado por um dia, devido ao risco de necrose no dedo. Homem é atacado por aranha armadeira em Itapetininga (SP)
Arquivo pessoal/Thauani Cristina Olenki Queiroz
Um homem foi internado depois de ser picado por uma aranha que estava escondida dentro do sapato do filho dele. O caso aconteceu na quinta-feira (9), na Vila Nastri, em Itapetininga (SP).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Vinicius Amon Natanael Delgado, de 30 anos, precisou tomar morfina para a dor ser amenizada e ainda ficou internado por um dia, devido ao risco de necrose no membro.
Ao g1, a esposa dele, Thauani Cristina Olenki Queiroz, de 25 anos, contou que o marido foi picado ao colocar a mão dentro do sapato do filho. "Ele ficou pálido e sentiu a mão formigar, sentiu uma dor insuportável", disse.
Com o susto, o casal matou a aranha e foi direto para o Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes. Lá, ao apresentar o animal para a equipe, foram informados que se tratava de uma armadeira.
“Agora qualquer coisa eu fico com medo. Medo de subir ou entrar em casa. Ele está traumatizado, ficou assustado e disse que é uma dor insuportável, ele começou a passar mal na hora”, relembrou a esposa.
Vinicius ficou com a mão inchada após ter sido picado por aranha armadeira em Itapetininga (SP)
Arquivo pessoal/Thauani Cristina Olenki Queiroz
Ao g1, Thauani contou que Vinícius ficou com a mão e o rosto inchados por conta do veneno. Ele foi liberado na quinta-feira (10), está bem e segue o tratamento em casa. Essa não foi a primeira vez que a família teve contato com animais peçonhentos, segundo a jovem.
Ela explica que a família mora próximo a uma área de mato, e que já se depararam com escorpiões e outras aranhas. Os casos foram denunciados para a Zoonoses de Itapetininga, no entanto, segundo Thauani, o setor demorou a tomar providências.
Em nota, a Prefeitura de Itapetininga, por meio do Setor de Fiscalização de Posturas, informou que os responsáveis pelos terrenos particulares já foram notificados para executarem a limpeza e manutenção das áreas. Estes locais possuem entulho acumulado e podem ter colaborado para a aparição do animal peçonhento na casa de Vinicius.
Além disso, segundo a prefeitura, o HLOB emitiu uma notificação ao Departamento de Vigilância Epidemiológica na quinta-feira (10). A notificação foi encaminhada ao Setor de Controle de Zoonoses e uma visita da equipe à residência já está programada.
Cuidados e orientações
O biólogo, Thiago Luiz Parra de Godoi, 39 anos, de Cerqueira César (SP), informou que aranhas da espécie armadeiras são comuns no território brasileiro e que são agressivas. Na área urbana, os animais podem ser encontrados perto de locais onde ficam suas presas, como áreas com acúmulo de materiais de construção ou orgânicos.
“No inverno, elas podem procurar lugar quente e úmido. Por isso, precisa ter cuidado com sapato, roupa ou aqueles vasos parados em casa. O índice de acidente com armadeiras, em geral, é de mais de 60%”, explicou o biólogo.
Thiago alertou que as armadeiras têm peçonha, e que podem causar morte em animais, crianças, idosos ou pessoas com a saúde mais delicada. Segundo ele, como não existe remédio caseiro no tratamento das picadas, é importante que a vítima vá diretamente ao hospital.
Também indicou que seja feita uma foto do animal, para a identificação da espécie, não sendo necessário levar até a unidade.
Sobre os cuidados, Thiago explicou que o animal não deve ser manuseado. O indicado é tentar afugentá-lo ou colocar para fora do local. Se não for possível, as equipes da Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros devem ser acionados.
Para evitar o aparecimento de animais como escorpiões ou aranhas, o biólogo orientou que é necessário limpar para não ter, dessa forma, evitando o resto de materiais para não atrair as presas.
*Colaborou sob a supervisão de Júlia Martins
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: pizzaria do interior de SP inovam para atrair clientes
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM