Florada dos ipês colore ruas e avenidas do Alto Tietê
12/09/2025
(Foto: Reprodução) Ipê florido em rua de Mogi das Cruzes
Erasmo Marques/TV Diário
A florada dos ipês chama a atenção de quem circula pelas ruas em várias cidades do Alto Tietê. As flores transformam os espaços urbanos com suas cores vibrantes.
O amarelo vibrante da copa das árvores faz ruas e avenidas se transformarem em cenário de novela. Mas se você piscar, perde. Porque a florada dura pouco tempo. "Eu acho maravilhoso. Lindo de ver o trabalho de Deus", afirma o influenciador Júnior da Silva Feliciano.
É um espetáculo da natureza que dura pouco, mas que todo mundo quer ver, fotografar e postar. Em Mogi das Cruzes é possível ver vários ipês floridos em ruas e avenidas.
“Tá maravilhoso, todo lugar que a gente anda tem ipê amarelo”, destaca a assistente administrativa Cibele Rodrigues.
A supervisora Elisa Rosa observa que outras cores das flores do ipê também são lindas. "Eu acho muito bonito o amarelo, mas o rosa sem duvida é perfeito também. Podia fazer, espalhar mais sementes pela cidade, principalmente em avenida igual a essa para deixar a cidade mais bonita ainda."
O nome ipê deriva do tupi-guarani, que significa casca dura, uma referência a resistência da madeira dessa árvore. Ao longo dos anos, o ipê se tornou um símbolo nacional, representando a riqueza e diversidade da flora brasileira. Em 1961, o presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a flor símbolo do país.
Carlos Furlan é gerente de um garden e conta que toda semana recebe novas mudas de várias cores. Ele diz que por ser época de florada já percebeu que a procura pela planta tem aumentado.
Antes da florada, os ipês passam por um processo curioso. Eles perdem todas as folhas, guardam energia e só então se enchem de flores. E mesmo sendo árvores resistentes, precisam de alguns cuidados. “A rega é muito importante. O fertilizante a cada 30 dias”, explica Furlan.
Em Arujá os ipês são tão queridos que têm até um parque destinado a eles. São cerca de 80 árvores plantadas com diversas cores que devem embelezar o lugar na próxima florada. Enquanto isso, em algumas avenidas importantes do município, elas são cuidadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
"O ipê é nativo aqui no Brasil e grande parte da América Latina. Por isso, a gente tem o chamado ipê falso. Aqui em Arujá temos o ipê paulista, que ocorre na Mata Atlântica e cerrado", destaca o diretor Administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Erik Vinicios Oliveira Silva.
Ele afirma ainda que as flores dos ipês desempenham um papel essencial no equilíbrio ambiental, como atrair abelhas e beija-flores. Um espetáculo da natureza que dura pouco, mas marca para sempre.
"O ipê é símbolo de persistência. Mesmo no período de seca ele florece, cai as flores. Ele é muito interessante por si só."
Colecionadora de plantas mantém jardim cuidado com diversas espécies de flores e verduras
Assista a mais notícias