Dia da Pizza: cidade de São Paulo produz quase 4 'redondas' por segundo e abriga pizzaiolos brasileiros mais premiados
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Mais de 314 mil pizzas saíram dos fornos paulistanos por dia em 2024, de acordo com associação do setor. Em 2023, eram 190.955 por dia - um aumento de 64%. Pizza napolitana criada por Matheus Ramos.
Divulgação
São Paulo é a cidade ideal para quem quer comemorar o Dia Mundial da Pizza, celebrado neste 10 de julho. Afinal, 3,6 "redondas" são produzidas por segundo na capital paulista, de acordo com dados da Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil).
Mais de 314 mil pizzas saíram dos fornos paulistanos por dia em 2024, de acordo com a associação. Em 2023, eram de 190.955 por dia - um aumento de 64%.
Se considerarmos o estado, São Paulo é responsável pela produção de cerca de um terço dos 2,5 milhões de discos feitos diariamente no país – cerca de 823 mil unidades.
A iguaria não é devorada apenas nos salões das pizzarias. É sucesso também no delivery. São Paulo lidera o ranking entre os estados que mais pedem pizza no país pela plataforma do iFood.
Em 2024, o iFood computou 36 milhões de pedidos do pizza no estado de São Paulo. Neste ano, só no primeiro semestre – até junho –, foram quase 19 milhões de pedidos, 10% a mais que no mesmo período do ano passado.
O negócio de fazer pizzas também tem se mostrado apetitoso. No Brasil, de acordo com dados da Apubra, o setor de pizzarias cresceu 7,25% em 2024, em relação a 2023, considerando o saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos – sendo que houve uma alta de 9,52% na inauguração de novas unidades em relação ao ano anterior.
Por sinal, a cidade de São Paulo também abriga o maior evento nacional do setor, a ExpoPizzaria, nos dias 14 e 15 de julho no Distrito Anhembi.
Sabor além dos números
Mas não são só as cifras e os números que fazem a fama da pizza em SP. Os mais premiados pizzaiolos do Brasil atuam na capital paulista.
Entre eles, três profissionais que ocuparam posições no ranking dos 100 melhores pizzaiolos do planeta, de acordo com o The Best Pizza Awards 2025 – um dos mais renomados prêmios de pizzas artesanais do mundo.
Matheus Ramos, da QT Pizza Bar, em 46º; Fellipe Zanuto, da Pizza da Mooca, em 56º; Dani Branca, da Soffio Pizzaria, em 66º; e André Guidon, da Leggera Pizza Napoletana, em 63º, são os representantes das casas de São Paulo no ranking dos 100 melhores pizzaiolos.
Curiosamente, o mais bem colocado entre esses profissionais é carioca da gema.
Logo que passou a morar em São Paulo, há oito anos, Matheus Ramos diz ter sentido falta de uma pizzaria estilo napolitana nos Jardins (Zona Oeste). Também conta que, ao sair para comer uma pizza na região, os drinques das casas deixavam a desejar.
Assim, em 2019, resolveu juntar a fome com a vontade de comer – ou de beber, no caso – e fundou a QT Pizza Bar, na Alameda Ministro Rocha Azevedo. O formato do negócio também aposta em drinques autorais.
No início, sua função na casa tinha mais a ver com gestão do que com digestão. Foi durante a pandemia, em 2021, que Ramos, publicitário de formação, resolveu testar ser também pizzaiolo: a profissional que fazia esse trabalho também é do Rio e decidiu voltar para a cidade natal.
“Eu ia atrás de outra pessoa, mas resolvi me arriscar”, lembra. "Nunca tinha cozinhado profissionalmente."
Sua receita para assumir a pilotagem de primeira viagem no preparo das pizzas foi estudar. O aprendizado envolveu, além dos livros, “muito YouTube e cursos”, afirma.
Matheus Ramos, fundador e pizzaiolo do QT Pizza Bar.
Divulgação
O espírito empreendedor também foi importante, sobretudo na hora de viajar até Nápoles, na Itália, para beber na fonte original do conhecimento do preparo da pizza.
No tamanho, Ramos segue as medidas da pizza napolitana tradicional: 28 centímetros de diâmetro, para consumo individual.
A rebeldia aparece mesmo é nos recheios. Em um sabor de duração limitada, lançado em setembro de 2024, o pizzaiolo resolveu fazer jus à fama dos cariocas de colocar ketchup na pizza. Foi isso mesmo o que ele fez, usando um de fabricação caseira.
Ingredientes nobres que podem parecer um peixe fora d’água em uma pizza também estão no currículo, ou no cardápio, de Ramos. “Lancei uma receita que leva pastrame com molho béarnaise, que é tipicamente francês”, diz o dono de oito prêmios internacionais como pizzaiolo.
Restaurante de SP usa IA para criar a 'pizza perfeita'