Defensoria Pública faz mutirão de reconhecimento de paternidade com exame de DNA gratuito em SP; saiba como participar
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Mutirão "Meu Pai Tem Nome" da Defensoria Pública de São Paulo
Reprodução/Defensoria Pública
A Defensoria Pública vai realizar o mutirão “Meu Pai Tem Nome” para reconhecimento de paternidade, com exame de DNA gratuito, em todo o estado de São Paulo em 16 de agosto.
O mutirão acontece em mais de 50 unidades da Defensoria espalhadas pela capital, Região Metropolitana, litoral e interior do estado. Para participar, é necessário se inscrever até 13 de agosto no link.
Além de exames gratuitos de DNA, serão oferecidos orientação jurídica, informações para reconhecimento voluntário de paternidade e encaminhamento para tentativa de acordo entre as partes.
A campanha conta com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania e Secretaria da Mulher do Governo do Estado de São Paulo, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Crimonologia de São Paulo).
No dia do mutirão, não será feita avaliação socioeconômica dos participantes. Esse procedimento só será exigido caso seja necessário ajuizar uma ação judicial posteriormente.
O reconhecimento de paternidade é um passo essencial para assegurar direitos básicos das crianças, como acesso à herança, benefícios previdenciários e, principalmente, o direito à identidade e ao vínculo familiar.
Serviço
Data do mutirão: 16 de agosto
Inscrição: de 10 de julho a 13 de agosto
Local: Unidades da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. (Veja a lista)
LEIA TAMBÉM: Brasil registrou mais de 100 mil crianças sem nome do pai só neste ano; são quase 500 por dia
Brasil registra 500 crianças por dia sem nome do pai