Alunos de escola pública criam jogo sobre práticas sustentáveis e conquistam pódio em desafio da Unicamp

  • 14/07/2025
(Foto: Reprodução)
Alunos de escola pública são premiados com jogo interativo sobre sustentabilidade Quatro estudantes de 17 anos da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, em Itapetininga (SP), conquistaram o 2º lugar no Desafio Jovem Engenheiro 2025, promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp Dogomar Marcondes dos Santos Junior, Jennifer Rodrigues Barbosa, Lívia Almeida de Lima e Rihanny dos Santos Oliveira, alunos da terceira série do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Informática para Internet, passaram por seis etapas até alcançar a colocação. O Desafio Jovem Engenheiro está na 13ª edição e contou com a participação de 74 equipes inscritas, de escolas públicas e privadas de diferentes regiões do Brasil. O resultado foi divulgado no fim de junho. Ao g1, Dogomar explicou como foi o processo desenvolvido pelo grupo para conquistar um lugar no pódio. “A gente seguiu as instruções do desafio, que era falar sobre sustentabilidade e a ODS 12. A partir daí, tentamos pensar em um jogo que fosse divertido e que envolvesse esse tema.” A ODS 12, citada pelo estudante, é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e trata sobre consumo e produção responsáveis. Essa foi a temática principal do jogo criado pelos alunos, que resgata a nostalgia de games clássicos já conhecidos. Alunos de escola pública criam jogo interativo sobre práticas sustentáveis em Itapetininga Dogomar Marcondes dos Santos Junior/Arquivo pessoal 🎮🌱Game sobre sustentabilidade “O grande ‘porém’ foi as limitações do programa que o desafio ordenou que a gente usasse, que era o construct3 (software de edição). O jogo funcionava como um ‘Super Mario Bros.’, você tinha inimigos e para passar deles, você tinha que pular por cima ou ‘cair’ na cabeça deles para eliminá-los”, continua Dogomar. No momento, o jogo não está disponível ao público, pois a versão gratuita do programa utilizada pelos alunos não permite o lançamento de forma acessível. No entanto, é possível conferir o resultado por meio dos vídeos gravados pelo grupo (assista acima). O game foi desenvolvido em formato 2D e contém mensagens que interagem com o jogador. “No fim da fase, tinha um 'chefão' para sinalizar o encerramento do jogo. Ao ser derrotado, ele ativava uma animação feita para contextualizar a proposta, contornando as limitações e o tempo curto de produção”, destaca o estudante. Cenários do jogo interativo sobre práticas sustentáveis foram criados com auxílio de Inteligência Artificial Dogomar Marcondes dos Santos Junior/Arquivo pessoal A integrante do grupo, Lívia Almeida de Lima, comentou alguns pontos importantes considerados por ela e os colegas durante a produção do jogo. “Procuramos criar algo moderno, que fosse divertido e, ao mesmo tempo, conscientizasse quem jogasse, de forma inovadora e interativa.” “A solução que apresentamos foi um jogo com design pixelado, repleto de desafios e com uma pequena história que representa as dificuldades enfrentadas por indústrias que não adotam práticas sustentáveis, com foco na indústria têxtil”, completou. A partir da esquerda: Lívia, Dogomar, Rihanny e Jennifer Barbosa, estudantes de Itapetininga (SP) Divulgação 🎯Engajamento dos alunos Silvia Garcia, professora dos alunos na disciplina de Usabilidade e Design de Interação, orientou o grupo vencedor. “Acompanhar o desenvolvimento, o engajamento e o desempenho dos nossos alunos é uma experiência profundamente gratificante. Para nós, professores, é uma verdadeira honra fazer parte dessa jornada e celebrar cada conquista ao lado de quem se dedica com tanto empenho”, afirma. Ela acompanhou todas as etapas do desafio, realizadas de forma online e com entregas semanais. “O desafio é voltado para alunos do Ensino Médio. Nossa escola participou de três edições e, em todas, conseguimos classificação para a final. Sempre temos equipes interessadas em participar do DJE.” Entre as fases que garantiram o 2º lugar, os alunos precisaram unir criatividade e muito estudo. “O desafio final foi realmente um desafio para nós! Nele, tivemos que fazer três atividades diferentes”, relata a estudante Lívia. Trechos da história contada na animação feita pelos alunos da Etec de Darcy Pereira de Moraes, em Itapetininga (SP) Reprodução/internet Segundo ela, as etapas finais incluíram a criação de uma revista infantojuvenil, a produção de um vídeo promocional relacionado à brincadeira escolhida e uma animação. “A personagem principal da animação vem do futuro e volta ao passado para brincar.” O grupo também elaborou um documento sobre o impacto das tecnologias como celulares, jogos e redes sociais na infância, e como isso tem contribuído para o esquecimento das brincadeiras tradicionais brasileiras. “Outra tarefa foi produzir uma propaganda ensinando a brincadeira e incentivando as pessoas a brincarem. Nós escolhemos a ‘mãe da rua’”, completa Lívia. 🥈Reconhecimento Sobre o resultado do grupo, a estudante Rihanny dos Santos Oliveira afirma: “As partes de planejamento e design dos jogos eram bem complicadas, mas as mais legais também. É uma sensação maravilhosa (ser finalista), ver que todo o nosso esforço e trabalho valeu a pena”. O mesmo sentimento é compartilhado pelos demais colegas. “A sensação é muito boa, alguns desafios trouxeram tanto sufoco e dificuldade que se eu for totalmente honesto, não tinha certeza se a gente chegaria ao pódio. Foi apenas depois de terem revelado as equipes do décimo ao quarto lugar que tivemos certeza da nossa vitória”, destaca Dogomar. Premiação (à esq.) e resultado (à dir.) do Desafio Jovem Engenheiro 2025, realizado pela Unicamp Reprodução/redes sociais As classificações foram divulgadas nas redes sociais da iniciativa, realizada pelo Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (Liag), da Unicamp. “A equipe foi composta por alunos excelentes e muito engajados. Atualmente, eles estão concluindo o 3° ano do ensino médio, mas desde o 1° ano se destacavam na participação em eventos, apresentações, desenvolvimento de projetos”, ressalta a professora da turma. Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

FONTE: https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2025/07/14/alunos-de-escola-publica-criam-jogo-sobre-praticas-sustentaveis-e-conquistam-podio-em-desafio-da-unicamp.ghtml


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