Por que o nº de atendimentos por hérnia abdominal quadruplicou no SUS da região de Campinas
18/07/2025
(Foto: Reprodução) Aumenta o número de procedimentos clínicos ambulatoriais por hérnia abdominal em Campinas
Os procedimentos clínicos ambulatoriais por hérnia abdominal quadruplicaram em um ano no Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Campinas (SP). O levantamento foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, com o governo estadual e corresponde às 42 cidades do Departamento Regional de Saúde da metrópole (DRS-7).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 133 procedimentos em 2023 e 564 no ano passado, o que equivale a um crescimento de 324%. Em 2025, no período entre janeiro e abril, já foram 212 atendimentos.
👉O que é? A hérnia é uma condição que ocorre quando um órgão ou tecido se move de sua posição original através de uma abertura. Ela pode aparecer em diferentes partes do corpo, mas a mais comum é da região abdominal. O perfil mais comum é de homens acima de 60 anos.
Hérnias abdominais mais comuns
Inguinal: localizada na virilha;
Umbilical: causada pela projeção de parte do intestino o tecido adiposo através de uma abertura na parede abdominal;
Incisional: aquelas que aparecem após realizações de cirurgias.
Causas mais comuns
Predisposição genética;
Envelhecimento;
Sedentarismo;
Obesidade;
Tabagismo;
Carregar peso;
Cirurgias prévias;
Constipação crônica
Tosse persistente
Sintomas
Dor e desconforto no local afetado
Caroço visível ao toque
Sensação de queimação
Inchaço
Náuseas
Vômitos
Por que aumentou?
Cirurgiã do aparelho digestivo no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Simone Perales afirmou que as causas para o aumento são o envelhecimento da população, que leva a uma fraqueza da parede abdominal, e o aumento de consultas por profissionais de clínica, que conseguem detectar a hérnia com apenas um exame físico.
"Ter uma alimentação baleanceada, rica em fibras, verdura, legumes, com quantidade ideal de água, ajuda a prevenir sim. O que ajuda também é a quantidade adequada de proteínas. Os exercicíos abdominais ajudam a fortalecer a parede abdominal, mas se for um paciente que tem predisposição, se fizer atividade física, pode aumentar a hérnia. Não tem remédio, o que existe é o tratamento cirúrgico, mas não é todo paciente com hérnia que é candidato ao procedimento", disse.
Riscos
Já o médico cirurgião Wilson Martinuzzo afirmou que o principal risco é de algum órgão ocupar o espaço criado pela hérnia. Neste caso, é necessário uma cirurgia de urgência.
O médico ainda afirmou que, conforme a idade avança, as hérnias nunca fecham e a tendência é, na verdade, de aumento.
Atendimentos por hérnia abdominal aumentaram na região de Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas